VALIDADE DA CARNE CONGELADA



O congelamento de carnes é um recurso muito utilizado por pessoas que trabalham e não podem ir às compras regularmente, também por aquelas que gostam de fazer economia comprando grandes quantidades quando o produto se encontra com preços convidativos. Mas é importante conhecer os cuidados que a carne congelada exige, principalmente quanto à sua validade, pois o fato de estar congelada não significa que a validade também esteja.

 

O que é carne congelada?

A carne congelada é uma carne submetida a temperaturas abaixo de zero, geralmente em congelador ou freezer. O ideal é que o congelamento aconteça em freezer pois atinge a temperatura de -20°C, enquanto o congelador não ultrapassa os -6°C. O congelamento em freezer, por ser mais rápido, evita que se forme cristais de gelo no interior das fibras da carne, mantendo assim a sua integridade. Outra forma de congelamento mais rápido é dividir a carne em pedaços menores, que traz também a vantagem de evitar desperdício, uma vez que a carne depois de descongelada não poderá ser congelada novamente, a não ser que esteja já preparada.

Pode ser congelada a carne de qualquer animal, com exceção das vísceras que se deterioram facilmente.

Hoje é possível encontrar nos supermercados carnes de todo tipo já congeladas. Mas é possível fazer o congelamento em casa, desde que alguns cuidados sejam levados em conta, tais como não lavar a carne antes do congelamento, e procurar comprar a carne já embalada a vácuo. O ideal é que não haja resquício de ar na embalagem, que irá ser transformar em gelo, e que poderá alterar a cor, o sabor, a textura, além de provocar perda dos nutrientes.

 

Qual a validade da carne congelada?

Como dissemos anteriormente, a carne congelada não congela também sua validade, portanto, é importante observar os prazos de validade.

Com o tempo de congelamento, a carne tende a ressecar, e o ressecamento é maior para a carne em pequenos pedaços do que a carne em grandes pedaços. Assim, a validade da carne moída congelada é de 3 meses, a validade do bife congelado é de 6 a 12 meses, e a do frango fresco de 1 ano, conforme a tabela do Food Safety Organization 

Já a carne congelada preparada tem a validade de 2 a 6 meses, em função dos temperos como alho e cebola que se deterioram mais rapidamente.

 

 

Por que a carne congelada tem validade?

A carne congelada tem validade porque além da perda da textura, da cor, do sabor e dos seus nutrientes, as enzimas presentes na carne não são mortas pelo congelamento, apenas se encontram adormecidas e continuam provocando reações químicas no alimento.

Onde encontrar a validade da carne congelada?

A validade da carne congelada comprada já neste estado deve encontrar-se na embalagem. Na carne congelada em casa, recomenda-se o uso de etiquetas contendo o tipo de carne, a data do congelamento e a data recomendada para sua utilização.

 

 

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *