VALIDADE DA FRALDA DESCARTÁVEL



Embora alguns ecologistas defendam o retorno ao uso de fraldas de pano, em função do acúmulo de lixo nos aterros sanitários e do gasto de recursos naturais, já que a fralda descartável utiliza polietileno sintético derivado do petróleo em sua confecção, a fralda descartável representa uma evolução para a mulher que cada vez mais ocupa um espaço significativo no mercado de trabalho no mundo todo.

O que é uma fralda descartável?

A fralda descartável é um produto de higiene íntima utilizado por bebês e crianças que não tem controle sobre suas necessidades fisiológicas, e por adultos que sofrem de incontinência urinária. Leva em sua composição celulose (com a função de absorver, distribuir e reter líquidos), SAP (composto sintético em forma de grãos que após absorção do líquido se transforma numa espécie de gel), filme de polietileno (cuja função é impermeabilizar a fralda, impedindo vazamentos e transpasse de umidade), fitas adesivas laterais (para fixar e ajustar a fralda na cintura) e elásticos (para ajustar a fralda nas pernas impedindo vazamentos).

A fralda descartável é o resultado de anos de pesquisas e evolução em sua confecção. Criada nos meados dos anos 40 como uma opção às fraldas de pano, em função da falta de algodão provocada pela guerra, foi industrializada pela primeira vez nos anos 50 como um retângulo de película plástica em cujo interior eram colocadas várias camadas de papel higiênico (papel Tissue).

A partir de então sua evolução não parou mais até os dias de hoje, quando os mais sofisticados métodos de absorção sem vazamentos, e desenhos anatômicos são criados para promover o maior conforto para os usuários a um menor custo.

Qual a validade da fralda descartável?

A validade da fralda descartável é de acordo com o fabricante e do material utilizado na sua fabricação. Mas geralmente gira em torno de 24 a 36 meses o prazo de validade constante na embalagem. Embora haja casos de utilização de fraldas vencidas, sem comprometimento da sua eficácia ou da saúde do bebê, o fabricante coloca o prazo de validade dentro do qual garante e se responsabiliza pelo bom funcionamento do produto.

Por que a fralda descartável tem validade?

A validade da fralda descartável é de acordo com o material utilizado na sua fabricação, e geralmente se refere ao tempo estimado em que o fabricante garante e se responsabiliza pela sua eficácia. Mas existem muitos casos de uso de fralda descartável vencida em que a eficácia não foi alterada e nem comprometida a saúde do bebê. Mas usar uma fralda descartável com a validade vencida será puramente de responsabilidade da mãe ou da cuidadora da criança.

 

Onde encontrar a validade da fralda descartável?

A validade da fralda descartável encontra-se na embalagem, ao lado da data de fabricação do produto.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *