VALIDADE DA VACINA CAXUMBA



VALIDADE DA VACINA CAXUMBA

A caxumba, embora seja considerada uma doença benigna, raramente levando à morte, sempre foi uma doença preocupante pelas complicações que podem surgir durante sua ocorrência, tais como surdez, meningite, e até esterilidade em homens e mulheres, nos casos de complicações mais graves.

Mas a caxumba pode ser evitada já que todo indivíduo, a partir de um ano de idade está apto a receber vacina contra a caxumba, que é aplicada de maneira tríplice, ou seja, junto com a imunização de outras 2 doenças também contagiosas, que são o sarampo e a rubéola.

O que é a vacina caxumba?

No Brasil, a vacina da caxumba é produzida juntamente com a vacina contra o sarampo e a rubéola, e se constitui de vírus atenuados (enfraquecidos) destas doenças e é aplicada no braço, via subcutânea.

Pelo fato da vacina conter os vírus enfraquecidos, pode provocar sintomas parecidos com os das doenças em questão, mas que são bem toleradas pelo organismo de rápida recuperação. Entretanto, a vacina caxumba ou tríplice viral é contra indicada para bebês até 1 ano de idade e para gestantes, pois estas doenças trazem risco ao feto, inclusive quem toma a vacina deve evitar a gravidez por pelo menos 3 meses.

Esta vacina, chamada de tríplice viral, faz parte do nosso calendário de vacinação, e é oferecida gratuitamente recomendada em duas doses: aos 12 meses de idade e aos 15 meses, sendo esta última a quádrupla viral, pois é tomada junta com a vacina contra a varicela.

Só pode ser considerado imune à doença da caxumba o indivíduo que tiver tomado as duas doses da vacina, e como antigamente era oferecida apenas uma dose nos postos de saúde, recomenda-se que as pessoas entre 13 e 49 anos recebam gratuitamente nova dose da vacina de caxumba. Para aqueles com idade superior a 50 anos, recomenda-se tomar a vacina em clínicas particulares.

 

Qual a validade da vacina caxumba?

A atividade protetora da vacina caxumba, ou tríplice viral inicia-se em torno de 15 dias após a vacinação. O efeito protetor da vacina é obtido em 90% a 100% dos vacinados e permanece por no mínimo 18 anos para o sarampo, 8 anos para a caxumba e 20 anos para a rubéola, conforme informação da empresa Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda.

Entretanto, os órgãos de saúde conferem imunidade por praticamente a vida toda do indivíduo.

Quanto ao medicamento, se mantida sob refrigeração, a validade da vacina caxumba é de 2 anos a partir da data de fabricação, de acordo com a empresa Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda.

 

Por que vacina caxumba tem validade?

A vacina caxumba, como qualquer medicamento, tem validade porque com o passar do tempo deixa de produzir os efeitos desejados.

 

Onde encontrar a validade da vacina caxumba?

A validade da vacina caxumba, ou tríplice viral, é encontrada na embalagem externa do produto

 

 

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *