VALIDADE DA VACINA FEBRE AMARELA



A febre amarela voltou a preocupar o brasileiro desde que foi noticiado alguns casos de morte por essa doença em 2016. Houve uma corrida aos postos de saúde em busca de maiores informações sobre como se imunizar, quem pode tomar e qual a validade da vacina contra a febre amarela.

O que é a vacina contra febre amarela?

A febre amarela é uma doença infecciosa que é transmitida por um mosquito contaminado, do gênero haemagogus (nas áreas rurais) e do gênero aedes aegypti e aedes albopictus (nas áreas urbanas).

Nas áreas rurais a prevenção se torna mais difícil, por isto é recomendada a vacinação para as pessoas que pretendem viajar para locais com grande extensão de mata. Já nas áreas urbanas pode haver um trabalho de prevenção da febre amarela, evitando-se a proliferação dos mosquitos aedes, a exemplo do que se tenta fazer com a dengue, eliminando os criadouros, ou seja, evitando o acúmulo de água parada em recipientes descobertos, tais como vasos, pneus, caixa d’água, latas etc, e fazendo uso de repelentes.

Mas a melhor forma de prevenção e controle da doença é  a vacina contra a febre amarela, que é composta dos vírus vivos e atenuados da cepa 17D, e que tem de 95% a 99% de eficácia. A vacina pode ser encontrada nos postos de saúde e com apenas uma dose, a pessoa fica imunizada pela vida toda. Como qualquer medicamento, a vacina pode provocar reação tais como dor no local, febre, dor de cabeça ou no corpo.

A vacina pode ser aplicada em crianças a partir de 9 meses de idade e adultos até 59 anos.

 

 

Qual a validade da vacina contra febre amarela?

Até o ano de 2016, a validade da vacina contra a febre amarela era de 10 anos.

Em julho de 2016, numa  Assembléia Mundial de Saúde, constituída de 196 países, foi fechado um acordo com base num estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde – OMS, que chegou à conclusão que basta uma única dose da vacina contra a febre amarela, para que indivíduo fique imunizado por toda a vida.

Seguindo esta orientação, no Brasil, o Ministério da Saúde passou a adotar a dose única em abril de 2017, informando à sociedade brasileira que aqueles que já haviam tomado uma dose da vacina contra a febre amarela já se encontram imunizados pela sua vida toda.

 

Porque a vacina contra a febre amarela tem validade ?

Como foi dito acima, até 2016 acreditava-se que a vacina contra a febre amarela perdia sua validade em 10 anos, mas a partir de novos estudos feitos pela Organização Mundial da Saúde, verificou-se que com uma única dose o indivíduo fica imunizado pela vida toda, ou seja, deixou de existir um prazo de validade.

 

Onde encontrar a validade da vacina contra a febre amarela?

No Brasil, desde abril de 2017 a validade da vacina contra a febre amarela garante imunidade para a vida toda, portanto não consta o prazo de validade da vacina no Certificado  Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), documento exigido para entrada em alguns países. Os Certificados emitidos antes daquela data continuam valendo mesmo com a data expirada.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *