VALIDADE DA VACINA H1N1



Existem vários cuidados que podemos cuidados para evitar as gripes, tais como evitar lugares com muita concentração de pessoas em ambientes mal ventilados, lavar as mãos sempre que chegar da rua, tomar vitamina C, etc, e, principalmente, estar devidamente vacinado. Embora as vacinas não imunizem contra todos os tipos de vírus causadores das gripes, a vacina H1N1 nos protege daquela que pode ser fatal.

 

O que é a vacina H1N1?

A vacina H1N1 foi criada para combater a Influenza (gripe) causada pelo vírus Influenza A, no subtipo A (H1N1) e, recentemente, para combater também o subtipo A(H3N2). Estes subtipos do vírus influenza A são resultado da combinação genética dos vírus da gripe aviária, da gripe suína e do vírus humano da gripe, e são responsáveis pelas gripes cujos sintomas são febre alta e complicações pulmonares que podem levar à morte.

No Brasil, o SUS – Sistema Único de Saúde disponibiliza gratuitamente a vacina trivalente, ou seja, que combatem a influenza A (H1H1) e (H3N2) e influenza B do subtipo Brisbane,  que são as influenzas responsáveis pelas grandes pandemias.

Esta vacinação gratuita é recomendada para as mulheres grávidas e mulheres que estejam amamentando, crianças de 6 meses a 5 anos (estas deverão tomar a vacina em 2 doses, com intervalo de 30 dias entre uma vacinação e outra), pessoas com mais de 60 anos, pessoas que possuem alguma doença crônica (bronquite, asma, diabetes, obesidade etc.), professores e profissionais da saúde.

A vacina é segura, já que é produzida com vírus mortos (inativada), e não pode causar gripe, mas nas pessoas que nunca tiveram contato com os antígenos podem surgir pequeno mal estar, dores no corpo ou febre baixa que desaparecem em 2 dias.  A vacina pode ser tomada até por indivíduos que se encontram resfriados (espirrando e com coriza), sugerindo que aqueles que se encontram gripados, com febre e dor no corpo, que aguardem pelo menos uma semana para a vacinação.

A única contra indicação para a vacina é para os indivíduos que tem alergia a ovo, o que é um caso bastante raro.

Qual a validade da vacina H1N1?

A validade da vacina H1N1 é de 6 meses, a contar da data de produção da vacina até a data de sua aplicação, tempo em que a imunização contra a gripe está garantida.

Já a validade da vacina H1N1 depois de aplicada, para que garanta a imunidade do indivíduo, é de 9 meses a um ano, sendo que a proteção começa a existir no prazo de 2 semanas após a aplicação.

 

 

Por que vacina H1N1 tem validade?

A vacina H1N1 tem validade no organismo porque com o tempo ela deixa de produzir os antígenos (anticorpos) necessários para combater a doença, deixando o indivíduo sem proteção. Por isso a importância de ser vacinado anualmente, na época correta (antes do inverno) já que a imunização sofre uma queda acentuada após 9 meses da aplicação da vacina.

Já a validade de 6 meses entre a produção e a aplicação da vacina foi estimada após estudos realizados, onde foi constatado que após este prazo a vacina perde sua eficácia.

 

Flu/H1N1 Vaccine concept @ Home, Toronto – Ontario (Sept 26th, 2009)

 

Onde encontrar a validade da vacina H1N1?

A validade de 6 meses da vacina H1N1 deve ser encontrada no rótulo colocado no frasco pelo fabricante.

Para o indivíduo, a validade da vacina H1N1 pode ser calculada ao se contar um ano da data da vacinação, que será colocada no cartão de vacinação oferecido pelo Posto de Saúde ou no consultório particular onde a mesma foi aplicada.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *