VALIDADE DA VACINA HEPATITE B



A hepatite B é uma das doenças mais frequentes no mundo e a mais perigosa das hepatites. É uma doença provocada pelo vírus VHB e que se transmite através do contato com sangue e fluidos corporais de uma pessoa infectada, tal como o vírus HIV da Aids, só que o vírus da hepatite B é 100 vezes mais infecciosa do que o vírus da Aids.

A hepatite B desenvolve doenças do fígado (cirrose e câncer) que são responsáveis pela morte de milhões de pessoas por ano em todo o mundo, entretanto, ao contrário da Aids, a prevenção contra este vírus já existe, através da vacina hepatite B.

O que é a vacina Hepatite B?

A vacina Hepatite B quando foi criada utilizava o plasma humano que continha o vírus e que era inativado no processo de fabricação através de formol.

Hoje em dia, e principalmente no Brasil, a vacina hepatite B utilizada é a chamada recombinante, obtida através de engenharia genética, com a inserção de um plasmídeo contendo o antígeno de superfície do vírus em levedura, ou seja, a vacina não contém o vírus e sim apenas um pedaço de uma proteína.

A vacina hepatite B é obrigatória, e faz parte do calendário nacional de vacinação, devendo ser ministrada gratuitamente nos postos de saúde em 3 doses: a primeira dose ao nascer, a segunda dose 30 dias após a primeira, e a terceira dose seis meses após a primeira dose (0, 1 e 6 meses de idade).  A aplicação é por via intramuscular, na lateral da coxa da criança até os 2 anos de idade, após os 2 anos, deve ser aplicada no músculo do braço. A vacina não deve ser aplicada n a região glútea.

Os efeitos da vacina hepatite B, principalmente nos bebês, pode ser de dor no local, febre baixa e cansaço. A vacina após as três doses confere imunidade contra a doença pela vida toda.

De acordo com o calendário nacional de vacinação, “os adultos (incluindo idosos) que não tiverem comprovação de vacinação contra a hepatite B, devem receber o esquema completo, com 3 doses. A segunda e a terceira doses devem ser aplicadas, respectivamente, 30 e 180 dias após a primeira. Para os que tiverem esquema incompleto (1 ou 2 doses), completar até a terceira dose (não reiniciar o esquema). A vacina está disponível nos Centros Municipais de Saúde apenas para grupos vulneráveis: gestantes (após o primeiro trimestre), trabalhadores da área da saúde; bombeiros, policiais (militares, civis e rodoviários), caminhoneiros, carcereiros (delegacias e penitenciarias), coletores de lixo (hospitalar e domiciliar), agentes funerários, comunicantes sexuais de pessoas portadoras do vírus da hepatite B; doadores de sangue, homens e mulheres que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo; pessoas reclusas (presídios, hospitais psiquiátricos, instituições de menores, forças armadas etc.), manicures, pedicures e podólogos; populações de assentamentos e acampamentos; potenciais receptores de múltiplas transfusões de sangue ou politransfundido; profissionais do sexo, usuários de drogas (injetáveis, inaláveis e pipadas) e portadores de DST. Também está disponível nos CRIE para imunodeficientes, sob prescrição médica.”

 

 

Qual a validade da vacina Hepatite B?

A partir do momento em que o indivíduo recebe o total das 3 doses da vacina hepatite B, seu sistema imunológico produz um anticorpo que vai circular na corrente sanguínea pelo resto de sua vida, assim, a validade da vacina hepatite B é para a vida toda.

Quanto à validade do medicamento vacina hepatite B (recombinante), segundo a ANVISA, é de 36 meses a contar da data de fabricação, desde que mantida sob refrigeração.

 

Por que vacina Hepatite B tem validade?

A vacina hepatite B, como qualquer outro medicamento, tem validade porque podem sofrer alterações ao longo do tempo que irão prejudicar a sua eficácia.

Quanto à vacina hepatite B, depois de aplicada no ser humano, não perde a validade, porque o anticorpo criado por ela na corrente sanguínea do indivíduo irá permanecer ali por toda a sua vida.

Onde encontrar a validade da vacina Hepatite B?

A validade do medicamento vacina hepatite B é encontrada na embalagem.

 

 

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *