VALIDADE DE TRUFAS DE CHOCOLATE



Difícil encontrar alguém que não goste de chocolate. De todas as delícias que podem se originar deste ouro negro, a trufa é um dos doces que vem se popularizando cada vez mais e vem passando por muitas variações em sua receita. São muitos os sabores que podemos desfrutar na trufa de chocolate, o que facilita um aumento considerável de seus adeptos.

 

O que é trufa de chocolate?

A trufa de chocolate, em sua receita original, é um doce feito com chocolate, é claro, creme de leite fresco, conhaque e cacau em pó para a cobertura. É feita uma massa com estes ingredientes, enrolada em bolinhas, passada no chocolate derretido e no cacau em pó.

Sua origem data do século 19, quando um cozinheiro da corte austríaca errou uma receita de sobremesa que seria servida a um príncipe russo, e acabou criando um doce que fez um grande sucesso entre os convidados do banquete. Já a origem do seu nome é porque o formato dado ao doce feito por este chef austríaco era igual ao formato de um fungo comestível chamado Trufa, muito raro e caríssimo, que é encontrado somente em alguns lugares da Europa. Este fungo, que na realidade é uma espécie de cogumelo, nasce sob a terra e antigamente usava-se porcos para farejá-los. Hoje em dia, este trabalho é feito por cães treinados para isso.

Do século 19 até hoje a receita da trufa de chocolate vem passando por várias transformações, sempre com sucesso, devido à variedade de tipos de recheio, com novos sabores, e de novos tipos de coberturas, porém sem abrir mão do “ouro negro” que é o chocolate.

 

Qual a validade da trufa de chocolate?

A validade da trufa de chocolate é um assunto muito controverso. Depende dos ingredientes utilizados em sua confecção e da data de validade dos mesmos. Outro fator que interfere, e muito, na validade da trufa de chocolate é o modo de armazenamento do chocolate utilizado em sua composição, bem como o armazenamento da própria trufa já pronta.

Para as trufas caseiras, o tempo médio de sua validade gira em torno de 7 dias, podendo chegar até 15 dias se levar bebida alcoólica em sua composição.

 

Por que a trufa de chocolate tem validade?

A trufa de chocolate precisa ter validade porque é feita com creme de leite, e como todos sabem, o leite possui microorganismos vivos e azedam ao longo do tempo, e além disto, dependendo do recheio pode proliferar bactérias que podem provocar intoxicação alimentar grave.

 

Onde encontrar a validade da trufa de chocolate?

A validade da trufa de chocolate deve constar obrigatoriamente na embalagem, ou no papel que a envolve.

 

 

 

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *