VALIDADE DE UM DOCUMENTO AUTENTICADO



Documento autenticado ou xerox autenticada, ou ainda fotocópia autenticada, são variações do nome de um mesmo objeto, ou seja,  uma cópia “ipsis litteris” (transcrito fielmente do original) de um documento. Quando um órgão ou instituição exige o arquivamento de um documento, para que o original não fique preso é solicitado uma cópia autenticada do mesmo.

 

 

 

O que é um documento autenticado?

Um documento autenticado, ou fotocópia autenticada, é uma cópia xerox que foi examinada por um tabelião, e julgada idêntica ao original em todos os aspectos.

A autenticação da cópia tem que ser feita, obrigatoriamente, em Cartório de Notas, por um tabelião, para que seja dada “fé pública”, ou seja, para que ateste que a cópia, mesmo de tenha sido feita em outro local que não o Cartório é verdadeiramente idêntica ao original.

Para que a autenticação aconteça, o documento original não poderá conter rasuras, nem tiver correções com “branquinho”, não poderá estar escrito à lápis e nem conter espaços em branco. O documento original não poderá também estar plastificado e nem ser de papel térmico (aqueles utilizados por fax e cuja impressão tende a desaparecer com o tempo).

Quando o documento original atende todos os requisitos exigidos pelo cartório, o tabelião (ou seu substituto legal), após conferir atentamente a cópia verificando que é idêntica ao original, colocará um selo de autenticidade, carimba-o e coloca sua assinatura.

Sempre que possível, a autenticação (selo carimbado e assinatura) deverá ser efetuada na frente do documento. No caso da impossibilidade, e seja preciso fazer as anotações no verso da cópia, todos os espaços em branco devem ser eliminados.

 

Qual a validade de um documento autenticado?

Um documento autenticado, ou cópia autenticada não tem validade. O documento autenticado, ou xerox autenticada deve ser, obrigatoriamente, idêntica ao original, assim sendo, a validade do documento autenticado será a mesma validade do documento original.

 

 

Por que o documento autenticado tem validade?

O documento autenticado não tem validade, ele vale pelo mesmo período do documento original. Uma cópia autenticada de uma certidão de nascimento jamais perderá a validade, já uma cópia autenticada de uma carteira de motorista será válida até o dia do vencimento constante na carteira original.

Onde encontrar a validade do documento autenticado?

Como foi dito anteriormente, a não ser que o documento original tenha validade,  o documento autenticado ou cópia autenticada não possuirá data de validade.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *