VALIDADE DO EXAME ADMISSIONAL



Junto com a satisfação de passar nos testes, ir bem na entrevista e conseguir finalmente a tão desejada vaga, principalmente quando se trata do primeiro emprego, vem a preocupação em entender o que é um exame admissional, para que serve e, principalmente, qual a sua validade.

O que é um exame admissional ?

O exame admissional, ou exame médico admissional, consiste em um exame simples  que as empresas exigem do candidato antes de sua admissão no quadro de funcionários e assinatura da carteira profissional.

É um exame obrigatório e ocorre por conta da empresa, conforme descrito no Artigo 168 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT -Decreto Lei nº 5.452, de 1º de Maio de 1943.

O exame admissional é necessário para comprovar o bom estado de saúde do funcionário e que o mesmo se encontra apto a exercer as funções do cargo para o qual está se candidatando.

Esse exame consiste de um histórico da saúde do trabalhador, de um exame físico e mental e, se necessário em função das atribuições do cargo pleiteado, será necessário que se proceda a exames complementares.

Um exemplo disso é o exame de audiometria,realizado por um fonoaudiólogo e que é exigido dos trabalhadores em telemarketing. Esse exame vai avaliar a capacidade do indivíduo de ouvir e interpretar sons, detectando possíveis perdas auditivas e seus níveis.

Outro exame complementar é a espirometria, um exame de diagnóstico que permite avaliar a qualidade dos pulmões, o volume respiratório e capaz de detectar doenças como asma e bronquite. Este exame costuma ser solicitado ao trabalhador que poderá ter contado com poeira.

Qual a validade de um exame admissional?

Não há validade do exame admissional, porém conforme a norma regulamentadora NR7 do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, o exame médico admissional deverá ser feito antes que o trabalhador assuma suas atividades na empresa, ou seja, antes de sua admissão, porém o período entre o exame e sua admissão não pode ser longo, sob pena de o trabalhador adquirir alguma doença que o impeça de exercer as atividades a que se propõe. Normalmente as empresas não se descuidam deste fato para que as funções do trabalhador não seja comprometida, tendo assim que arcar com possíveis prejuízos por faltas, atrasos ou licenças médicas. Diante disto, o prazo entre a realização do exame e a entrega do documento na empresa é de alguns dias.

Porque o exame admissional tem validade?

Conforme dito anteriormente o exame admissional não tem validade, devendo ocorrer num curto período entre sua realização e a assinatura da carteira de trabalho, algo em torno de dias normalmente.

 

 

 

Onde encontrar a validade de um exame admissional?

O formulário que contém o resultado do exame admissional não contém uma data de validade, apenas a data de sua realização. Já que deve ser entregue na empresa antes da efetiva admissão do trabalhador, é de seu interesse deste último que esta entrega seja efetuada o mais rápido possível.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *