VALIDADE DO EXAME TOXICOLÓGICO



Cercada de polêmica pelo Brasil afora, desde março de 2016 está sendo obrigatório o exame toxicológico de larga janela de detecção para renovação e obtenção Carteira Nacional de Habilitação-CNH, para motoristas habilitados nas categorias C, D e E, bem como para aqueles motoristas que se candidatam a estas categorias.

 

 

O que é o exame toxicológico?

O exame toxicológico é um exame capaz de detectar o consumo de substancias psicoativas (drogas alucinógenas, estimulantes ou depressivas) capazes de alterar os sentidos, afetando o cérebro e o sistema nervoso.

Este exame é geralmente exigido de esportistas, nos processos admissionais de operadores de máquinas e empilhadeiras, piloto de avião, polícia militar, civil, federal, corpo de bombeiro, guardas prisionais (profissões de risco), e agora também para motoristas profissionais.

Existem 2 tipos de exames toxicológicos quanto à sua técnica de realização:

1)         Exame simples, coletado através de fluidos corporais, como urina, sangue, suor e saliva que possui um período curto, ou janela de detecção curta. Este exame toxicológico permite detectar somente o uso recente de drogas.

2)         Exame toxicológico de larga janela de detecção, ou seja, um exame capaz de detectar o consumo de drogas por um período de tempo entre 3 e 6 meses, e é realizado pela coleta de pelos e cabelos, e em raras exceções pela raspagem das unhas. Este exame é o que está sendo exigido para os motoristas profissionais classe C, D e E na obtenção ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação – CNH. Os exames toxicológicos para os motoristas profissionais do transporte rodoviário coletivo de passageiros e de cargas devem ser realizados antes da admissão e por ocasião do desligamento desses trabalhadores e seu custo correrá por conta do empregador

 

 

Qual a validade do exame toxicológico?

A validade do exame toxicológico exigido pelo DENATRAN para os motoristas profissionais é de 60 dias da data da coleta da amostra e deverá ter obrigatoriamente uma larga janela de detecção de uso de drogas, com uma análise retrospectiva de, no mínimo, 90 dias.

 

 

Porque o exame toxicológico tem validade?

O exame toxicológico tem validade porque as condições encontradas no indivíduo por ocasião do exame podem ser mudadas a qualquer tempo.

Onde encontrar a validade do exame toxicológico?

Para encontrar a validade do exame toxicológico, bsta contar 60 dias a partir da data da coleta do material a ser analisado, data esta que deverá constar em qualquer formulário de resultado do exame.

Facebook Twitter Google Plus WhatsApp
Sobre o autor: Mais deste autor.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *