Menu fechado

VALIDADE DA NOTA PROMISSÓRIA

A Nota Promissória é muito utilizada nas transações comerciais, principalmente nas vendas de imóveis e nos empréstimos bancários. Ainda é um documento que gera dúvidas e receio para quem a assina, já que muitos desconhecem as implicações jurídicas deste ato, assim sendo, daremos uma explicação sobre a principais características da nota promissória.

O que é a Nota Promissória?

Como já dissemos, a nota promissória é um documento.  Contém uma promessa formal de pagamento de uma determinada quantia, dentro de um prazo também determinado.

Como um título de crédito, a nota promissória informa que existe um devedor (o emitente), que vai assiná-la, e um beneficiário ou tomador (o emissor). Deve conter também a informação do valor a ser pago, a data e o local em que deverá ocorrer o pagamento.

A nota promissória é um documento legal e, caso a dívida não seja paga no seu vencimento, permite que o credor possa protestá-la ou proceder a uma cobrança judicial, por meio de uma ação de execução de título extrajudicial.  A execução da dívida significa tirar do devedor, através de penhora, os bens necessários para o seu pagamento. Para proceder à execução não é necessário o protesto da nota promissória, mas sim que contenha os seguintes dados:

  1. A denominação “nota promissória” lançada no texto do título.
  2. O valor a ser pago.
  3. A data do pagamento, caso não seja determinada, o vencimento será considerado à vista.
  4. O local do pagamento, em sua falta será considerado o domicílio do subscritor (emitente).
  5. O nome da pessoa a quem, ou a ordem de quem deve ser paga a promissória.
  6. A indicação da data em que, e do lugar onde a promissória é passada, em caso de omissão do lugar será considerado o designado ao lado do nome do subscritor.
  7. A assinatura de quem passa a nota promissória (subscritor).
  8. E não conter rasuras, pois perde o valor a nota promissória.

 

Qual a validade da Nota Promissória?

A nota promissória é um documento que expressa um compromisso de pagamento na data em que está estipulada na mesma. Caso isso não ocorra, o beneficiário poderá entrar com uma ação de execução num prazo de 3 anos da data do vencimento da nota promissória.

No caso da prescrição deste prazo, ou seja, passados os 3 anos sem que o beneficiário entre com ação de execução, a nota promissória ainda terá validade para uma ”ação monitória”, cujo prazo é de 5 anos da data do vencimento na nota promissória.

Uma segunda opção para a cobrança da nota promissória prescrita, é a “ação de locupletamento”, cujo prazo de validade para o ajuizamento desta ação é de 3 anos a contar do término do prazo para a execução da dívida.

Desta forma, podemos considerar que o prazo de validade da nota promissória, para efeito de cobrança, é de 6 anos.

 

Por que Nota Promissória tem validade?

A validade da nota promissória para efeito de cobrança existe porque as leis assim determinam.

Onde encontrar a validade da Nota Promissória?

Por tudo o que foi explicado anteriormente sobre os mecanismos de cobrança de uma nota promissória, podemos considerar que a validade da nota promissória se encontra na própria data de seu vencimento, já que parte desta data os prazos para sua subscrição.

Quão útil foi este post?

Clique em uma estrela para avaliá-la!

Classificação média / 5. Contagem de votos: